A privacidade hoje está se tornando o novo alvo dos criminosos. No caso do WhatsApp, a clonagem de perfis se tornou um dos golpes mais comuns, principalmente para roubar dinheiro das vítimas.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febrabran), os criminosos invadem a conta WhatsApp para solicitar dinheiro a familiares e amigos da vítima. No geral, os criminosos clonam o número de celular e a foto de perfil do usuário, o que leva a crer que não se trata de um golpe.
Além da invasão para roubar dinheiro de família e amigos, um WhatsApp clonado pode ter a privacidade e segurança ameaçados. Isso porque o invasor pode ter acesso a todas as mensagens, conversas, contatos e tudo que estiver associado à conta, como senhas e documentos encaminhados via mensagem.
5 sinais de seu WhatsApp foi clonado
Confira abaixo alguns sinais que indicam que seu WhatsApp foi clonado:
1. WhatsApp desconectou repentinamente: caso seu WhatsApp se desconecte repentinamente, e pede para fazer login, isso pode indicar que outra pessoa está acessando a conta.
2. Perceber conversas desconhecidas: fique atento com conversas desconhecidas que aparecerem em suas mensagens. Elas confirmam que alguém está utilizando sua conta sem você saber.
3. Note qualquer atividade suspeita: caso perceba alguma atividade suspeita, como mensagens que você não encaminhou, visualização de conversas que você não lembra de ter acessado, isso pode significar que seu WhatsApp foi clonado.
4. Recebimento de Código de Verificação sem a solicitação do usuário: caso receba o código de verificação sem pedir, algo de muito errado está acontecendo. Isso significa que alguém está tentando registrar sua conta em um outros dispositivos.
5. Perder o acesso à conta: se você perder o acesso à conta mesmo após digitar o código de verificação correto, tenha cuidado, pois alguém pode estar usando sua conta em outro dispositivo.
Se seu WhatsApp foi clonado, a dica é seguir estes passo…
- Mude a senha do WhatsApp quanto antes para garantir seu acesso à conta;
- Faça uma verificação de malware para saber se outros invasores não estão se aproveitando do seu celular.
- Saia de Sessões Ativas indo em “Dispositivos Conectados”, na barra de configurações.
- Entre em contato com o suporte do WhatsApp. A equipe estará apta a oferecer a melhor assistência nesses casos.
0 Comentários
Deixe a sua opinião